As verdadeiras histórias dos vampiros




A ORIGEM

São várias as versões das histórias que existem sobre estes eternos seres noturnos. Nos perdemos na veracidade dos fatos, a sua raça chega a ser mais antiga do que a própria raça. 


As três teorias principais sobre a origem dos vampiros remetem-nos para os tempos mais antigos. 

°A primeira versão conta que o primeiro sugador de sangue foi Caim, que depois de ser amaldiçoado por Deus transformou-se num vampiro e casou com a bruxa Lilith (primeira mulher de Adão), que lhe ensinou muitos rituais destes seres, inclusive a usar o seu próprio sangue em magias. Foi também Lilith quem encontrou a “fórmula mágica” para criar novos vampiros. 

°A segunda versão dá-nos conta da existência do primeiro vampiro apenas no século XIV. Valek, um homem que teria sido condenado por heresia, e a quem um sacerdote teria exorcizado para expulsar os demonios do seu corpo. Porém, durante este ritual, algo  ocorreu mal e
Valek morreu e voltou a renascer com um monstro dentro de si, com todas as características de um vampiro.

°Já a terceira teoria sobre o início da origem dos vampiros relata que o primeiro vampiro da história, ou melhor, a primeira vampira, foi a bruxa Lilith que depois de ter uma enorme discussão com o seu marido Adão, de forma a querer a mesma igualdade neste mundo, o deixou. E por isso foi punida. Transformou-se numa destas criaturas assustadoras da noite.


Vampiros da vida real
Embora as histórias dos vampiros não sejam mais do que lendas que se tornaram imortais devido a grandiosas obras do cinema e da literatura, a verdade é que existem realmente vampiros na vida real. Os morcegos hematófagos são verdadeiras sanguessugas e há também seres humanos que sofrem de uma rara patologia genética – porfiria – que os impede de terem contato direto com a luz solar, quando isso acontece cria terríveis feridas na pele. Por incrível que pareça a Porfíria foi uma doença muito comum, há 1000 anos atrás, na Transilvânia, onde terá nascido os mitos mais conhecidos sobre os vampiros.

Vampiros

A lenda diz que ao contatarmos diretamente com vampiros perdemos energia, a nossa sonolência aumenta ou começamos a sentir algum tipo de dor. E isso acontece, de vez em quando, quando estamos na presença de algumas pessoas em específico. O que aqui queremos explicar é que existem vampiros na vida real, e são eles aqueles que nos sugam a nossa energia, que de alguma forma nos passam tamanha má energia, que nos deixa completamente esgotados. Essas pessoas, a quem podemos chamar vampiros sugadores de energia, pretendem “recarregar as suas baterias” através da nossa força. O vampirismo ocorre em toda a parte, principalmente, agora, quando as relações entre as pessoas se torna cada vez mais difícil.

Quem era o Conde Drácula?
O famoso autor Bram Stoker baseou o seu famoso Conde Drácula em um homem que existiu, ou seja, ele não foi apenas fruto da sua imaginação. 


Dracula foi um príncipe da Transilvânia que nasceu em 1431, na cidade de Sighisoara e o seu pai pertencia à Ordem do Dragão, uma organização que lutava contra os turcos. Drácula significa Dragão ou Demônio  e tornou-se o símbolo do pai de Vlad, pois as suas moedas eram cunhadas com esta imagem.

Vlad Drácula, que governou o território que corresponde hoje à Romênia,  foi sequestrado pelos turcos quando tinha apenas 13 anos e teriam sido eles quem lhe ensinou as mais terríveis torturas, bem como a empalar pessoas (tortura em que uma pessoa era colocada em cima de um cavalo e empurrada em direção a estacas aguçadas, untadas com óleo, de forma a que a morte não fosse imediata). Este príncipe da Transilvânia terá sido um terrível opositor dos seus inimigos e ficou conhecido pelas horrorosas torturas que levou a cabo. Ele torturava mulheres infiéis e promíscuas, cortando-lhes os órgãos sexuais ou arrancando-lhe a pele enquanto ainda estavam vivas e colocava-as em lugares públicos para servirem de exemplo aos outros.

Drácula era, de fato, um sanguinário e apreciava, por exemplo, as execuções em massa, empalando várias pessoas ao mesmo tempo. Assistia a todo este terror, como se de um espetáculo se tratasse e sentia prazer ao ouvir os gritos de horror das suas vítimas.

Nos relatos, Vlad Drácula teria morrido em 1476, numa batalha contra os turcos, onde foi confundido com um deles, pelos seus próprios homens.

Foi executado como se fosse do exercito inimgo. Anos mais a sua sepultura foi aberta e estava vazia, apenas restava uma coroa de ouro, uma gargantilha com uma serpente e um manto de seda vermelha. Todos estes objetos foram roubados do Museu Histórico de Bucareste, onde tinham sido depositados. O castelo de Vlad Drácula encontra-se atualmente no norte da Wallchiana, na cidade de Tirgoviste.

As mais fascinantes curiosidades sobre Vampiros

Vampiros da ficção vs. Vampiros da Mitologia
Na mitologia estes seres terríveis eram sempre representados como se tratando de cadáveres. Vestiam-se com roupas escuras e as extremidades 
do seu corpo davam a impressão de terem sido mordidas. Já na ficção estes sugadores de sangue têm uma aparência humana, de forma a que seja mais fácil conviverem no meio da sociedade. Aparecem também vestidos com roupas escuras, entre o preto, o roxo e o vermelho, as suas sobrancelhas são grossas e as suas unhas são grandes e brilhantes.

O mito do alho
Foi o autor de Drácula, Bram Stoker quem introduziu a teoria de que os vampiros teriam aversão ao alho. A verdade é que esse método, de espalhar alhos pela casa, era usado pelos romenos para afastar o maléfico ser noturno ou qualquer outro demônio, para confundir o olfato dos vampiros, para que não detectassem os humanos vivendo no local, sendo uma forma de camuflagem. Desde muito cedo, que o alho foi utilizado nestes países como uma erva medicinal de proteção contra muitos males do corpo ou do espírito.

O beijo da imortalidade

A história revela que um vampiro conseguiria transformar um ser humano num ser da sua espécie ao sugar-lhe todo o sangue mortal substituindo-o por uma pequena parte do seu sangue vampiresco.

Afinal o que é um vampiro?

É, na maior parte das vezes, representado como um cadáver renascido e que sai do seu caixão procurando sangue para manter a sua aparência de vivo ou é nada mais do que um espírito das trevas que desencarnou de um ser humano morto e que também necessita de sangue para manter a sua sobrevivência terrena.

Uma vampira em Veneza
Um arqueólogo italiano, Matteo Borrini encontrou em uma de suas escavações em Veneza um esqueleto de uma mulher com um tijolo na boca. A história diz que nesta zona, na Idade Média, muitas pessoas teriam sido vítimas da peste e que se contava que quem tinha espalhado a doença teriam sido os vampiros. Assim, muitas pessoas, foram mortas acusadas de serem estes seres noturnos. Os tijolos colocados na boca dos suspeitos serviam para detê-los, uma
vez que como o sangue era, muitas vezes, expelido pela boca dos mortos. Borrini acredita que este é o primeiro “vampiro” encontrado, vítima da peste italiana de 1576.

Os filmes mais famosos sobre vampiros
Conde Drácula
Escrito por Bram Stoker em 1897, esta obra inspirou inúmeros realizadores. Em 1992, Francis Ford Copolla o filme Drácula deBram Stoker contado a história do príncipe Vald Drácula que renega Deus ao perder a sua amada Elizabeth.

As noivas do Vampiro
Inspirado no filme de 1958 Drácula, esta película, realizada em 1960, conta a história de uma jovem professora que viaja pelo leste europeu e liberta um jovem, sem saber que este é vampiro.

Entrevista com o Vampiro
Protagonizado por Tom Cruise e Brad Pitt, este filme de 1994, é baseado no romance da autora Anne Rice e conta a história de um Vampiro, Louis, antes de tornar-se um ser eterno.

Nosferatu
Hutter , agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock, que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen, a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.

Van Helsing
O Dr. Van Helsing é um dos principais especialistas em monstros de sua época, no século XIX. Contratado pela Igreja Católica, ele parte para o leste europeu com a missão de eliminar o mais perigoso dos vampiros: o conde Drácula. Ao seu lado ele terá a ajuda de Anna Valerious, tendo ainda que enfrentar monstros como o lobisomem e Frankenstein.

Blade
Blade nasceu como híbrido de humano com vampiro, pois foi contaminado ainda na barriga de sua mãe grávida, quando ela foi mordida pelo vampiro Deacon Frost. Com isso, ele se tornou poderoso porém mortal e, com a ajuda de seu mentor Abraham Whistler, passou a combater os vampiros para vingar a morte de sua mãe. Um inimigo em especial aparece em seu caminho, e é justamente seu "pai" vampírico Deacon Frost (Stephen Dorff), que pretende se tornar o líder dos vampiros e guiá-los num grande ataque contra a humanidade.

A Saga Crepúsculo
Isabella Swan vai morar com Charlie, seu pai, recentemente. No novo colégio ela logo conhece Edward Cullen, um jovem admirado por todas as garotas locais e que mantém uma aura de mistério em torno de si. Eles aos poucos se apaixonam, mas Edward sabe que isto põe a vida de Isabella em risco.

Séries 

The Vampire Diaries
Quatro meses após o trágico acidente de carro que matou seus pais, Elena Gilbert, que tem 17 anos, e seu irmão, Jeremy, que tem 15 anos, ainda estão aprendendo a lidar com o luto e tocar suas vidas adiante. Elena sempre foi a "garota perfeita": popular, bonita, e cheia de amigos. Mas agora ela precisa aprender a esconder sua tristeza do mundo. Quando o novo ano escolar começa, Elena e suas colegas ficam fascinadas por um misterioso e charmoso novo colega, Stefan Salvatore. Stefan e Elena imediatamente se aproximam, sem que a garota saiba que Stefan é um vampiro com centenas de anos de idade, lutando por uma vida pacífica entre os humanos, enquanto seu irmão, Damon, é a personificação da violência e brutalidade dos vampiros. Agora esses dois irmãos vampiros - um bom, um mau - estão em guerra pela alma de Elena e pelas almas de seus amigos, família, e todos os habitantes da pequena cidade de Mystical Falls. A série é baseada nos romances de L. J. Smith.

True Blood
Numa nova era de evolução científica, os vampiros conseguiram deixar de ser monstros lendários para se tornarem cidadãos comuns. Essa mudança, que aconteceu do dia para a noite, deve-se a cientistas japoneses, que inventaram um sangue sintético, fazendo com que os humanos deixassem de ser o seu prato principal. Já os humanos ainda não se sentem totalmente seguros convivendo lado a lado com toda a legião de vampiros que está saindo de seus caixões. Ao redor do mundo, cada um escolheu o seu lado a favor ou contra essa revolução, mas numa pequena cidade de Lousiana, as pessoas ainda estão formando a sua opinião. Sookie, garçonete de um pequena lanchonete, tem o poder de ouvir os pensamentos das pessoas e não vê problemas na integração desses novos membros à sociedade, principalmente quando se trata de Bill Compton, um atraente vampiro de 173 anos de idade. Mas ela pode vir a mudar de opinião, à medida que desvenda os mistérios que envolvem a chegada de Bill em sua cidade. Uma nova sociedade está se formando e cada um precisa escolher a sua posição dentro dela.

E varias outras séries e filmes sobre vampiros que vale a pena pesquisar e assistir.


 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...